A expressão "lar, doce lar", parece, perder algum sentido quando se verifica que todos os anos, aproximadamente 30% das pessoas com 65 ou mais anos sofre de quedas em casa e que estes valores sobem para 50% a partir dos 80 anos, aumentando também a gravidade das consequências deste tipo de acidentes.
As quedas são a principal casa de acidentes nos idosos, ocorrem maioritariamente em casa e são responsáveis por 70% das mortes acidentais neste grupo etário, sendo as consequências das quedas a sexta causa de morte nos idosos.
Fraturas no quadril são um dos tipos mais sérios de lesões ocasionadas por quedas, sendo um dos principais problemas de saúde entre idosos. Apenas metade dos idosos hospitalizados por causa de fratura no quadril pode retornar para casa e viver independentemente. Osteoporose, uma doença que envolve a perda de massa óssea, aumenta as chances de fraturas em idosos em caso de queda.
Depois de uma queda, seu médico pode sugerir fisioterapia, uso de um andador, ou outras medidas para ajudar a prevenir futuras quedas, essas medidas também podem tornar o idoso mais confiante em suas habilidades. exercício físico pode ajudar a melhorar o equilibrio e força muscular, os quais a prevenir quedas. Mudar seus mendicamentos também pode ajudar. Você também pode tornar sua casa mais segura contra quedas.
É essencial adotar medidas que tenham em atenção as características e fatores de risco de cada idoso, bem como reduzir ao máximo os fatores de risco existentes em cada casa, prevenindo não só a queda, como também as suas consequências.
A família tem um papel fundamental , através da observação de alterações do seu familiar idoso. Caminhe com o idoso e aperceba-se da estabilidade, força e equilíbrio. Tenha atenção às armadilhas do ambiente.
Valorize as queixas de tonturas, fraqueza ou outras alterações. E não se esqueça, se tiver dúvidas ou necessitar de ajuda, não hesite em procurar resposta entre profissionais.
Fonte: http://www.advita.pt/
Postado por: Leonardo Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário