A caminhada e a corrida são atividades físicas que atuam como ferramentas para a boa qualidade de vida.
A Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte chegou a conclusão sobre disfunções psicológicas do indivíduo.
Estados emocionais como ansiedade, estresse e fadiga podem ser melhorados com a prática de caminhadas e corridas de baixa intensidade.
Estudos demonstram que a atividade física melhora o estado emocional.
Segundo Morris & Salmon, corredores apresentam melhoras significativas nos seus estados emocionais após uma corrida lenta de aproximadamente 5 km.
Kennedy & Newton observaram que houve redução no estado de tensão, depressão, de cansaço, de raiva e uma melhora no vigor de quem faz caminhada e corrida.
Após 20 minutos de recuperação de uma corrida lenta, de baixa intensidade, ocorre uma melhora no estado emocional do praticante, tanto de sedentário na sua primeira atividade física como do corredor habitual.
A corrida e a caminhada aliviam o estado desagradável de depressão, da ansiedade da agressividade e do comportamento antissocial.
Diante destas afirmativas, sugiro a todos a prática da corrida longa e lenta pelo menos 3 vezes por semana, de 30 a 40 minutos. Tenham a certeza de que a melhora no campo profissional e no círculo de familiar será notada de forma gradual. este é o melhor caminho para a qualidade de vida através da atividade física sem muitos sacrifícios.
Bons exercícios longos e lentos.
Para praticar caminhada e corrida acesse o site abaixo para se informar do calendário de atividades físicas para o ano de 2010
Os coordenadores da Pastoral da Saúde participaram no último domingo dia 09 de maio da Décima Corrida e Caminhada do GRAACC (Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil) no Ibirapuera que contou com 1.691 mil pessoas, além de apoiar o evento e de colaborarem com esta excelente instituição.
Buscar uma atividade física faz parte da qualidade de vida.
Fonte: http://www.atividadefisica.net/
Texto do Professor Carlos Gomes Ventura - Técnico de Atletismo
Postado por: Leonado Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário