terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pratos coloridos podem ajudar as crianças a diversificar sua alimentação

Pais de crianças com dificuldades para comer – os chamados pickeaters – podem utilizar uma técnica nada convencional para introduzir novos alimentos nas dietas de seus filhos sem enfrentar grandes resistências: pratos coloridos.
De acordo com o estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, pratos com muitas cores e desenhos deixam as crianças mais curiosas sobre os alimentos apresentados, ao contrário dos adultos, que se cansam da variedade de formas e cores mais rapidamente.
Os pesquisadores apontam que as crianças ficam mais fascinadas com essa riqueza de detalhes, e mesmo alimentos como o brócolis ou o peixe ficam mais “saborosos” para as crianças do que quando apresentados em pratos mais monocromáticos.
As crianças não dispersavam a atenção
A pesquisa – publicada no periódico Acta Paediatrica – chefiada por Mitsuru Shimizu, observou 23 crianças em idade pré-adolescente e 46 adultos, que eram apresentados a fotos com diversas comidas, com cores e formatos diferentes, e os entrevistou para saber quais pareciam mais saborosos ou que despertavam um forte desejo de comer imediatamente.
Comparado com adultos, dizem os pesquisadores, as crianças não só preferiam os pratos mais coloridos e com mais elementos visuais, como também escolhiam os cenários com mais detalhes possíveis (garfos e facas coloridas, toalhas de mesa com muitos desenhos e mesas cheias de elementos).
“Diversas pesquisas centram sua atenção na diferença de sensações entre adultos e crianças – paladar, cheiro e aspectos químicos –, mas nós construímos nossa pesquisa a partir de outros elementos e demonstramos que as pessoas são bastante influenciadas pelo tamanho, formato e aparência visual da comida que lhes é apresentada”, explicam os autores.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.



Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário