sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cuidado com o lanche das crianças na volta às aulas!



O Ministério da Saúde alerta para a retomada do ano letivo das crianças e dá dicas do que colocar na lancheira, evitando biscoitos recheados, refrigerantes e outros alimentos industrializados, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.
Para a coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, a lancheira ideal é aquela em que não entram refrigerantes e bebidas açucaradas, como sucos industrializados, ou ainda biscoitos e salgadinhos. De acordo com a coordenadora do setor, Patrícia Jaime, o ideal é optar por sucos naturais e porções de frutas. E ficar de olho na quantidade de sódio dos alimentos industrializados.
Em 2011, o Ministério da Saúde assinou termo de compromisso, em parceria com indústrias alimentícias, que estabelece a redução gradual de sódio entre dez tipos de alimentos, incluindo os mais consumidos pelo público infanto-juvenil, como pão de sal, biscoitos e salgadinhos.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009, do IBGE, mostraram que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos e um em cada cinco adolescentes está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país mostrou que o sobrepeso atingiu 16% dos alunos e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais.
O que colocar na lancheira?
- Frutas- Sucos naturais- Salgados com recheios variados: frango, milho, espinafre, carne moída, queijo, legumes e verduras- Cereais- Iogurtes- Sanduíches caseiros
Evite
- Frituras- Chocolates- Refrigerantes- Salgadinhos
Crianças, adolescentes e adultos têm necessidade de nutrientes em quantidades adequadas, nas diferentes fases da sua vida. Por isso, deve-se oferecer lanches de acordo com a idade da criança.
250 a 300 calorias para crianças de quatro a seis anos;
300 a 350 calorias para crianças entre seis e nove anos;
350 a 450 calorias para os adolescentes (12 a 18 anos).
* Com informações do Ministério da Saúde.
** Publicado originalmente no site EcoD.





Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário