quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Qual a dieta certa?

Dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de pessoas acima do peso no País atinge grande parte da população. Cerca de 20% dos brasileiros entre 10 e 19 anos, 48% das mulheres e 50,1% dos homens com mais de 20 anos estão acima do peso, ou seja, com Índice de Massa Corporal superior a 25%.

Em meio a essa epidemia de sobrepeso, surgem as mais diversas variações de dietas. Porém, o médico neurologista Rogério Tuma, colunista de CartaCapital, alerta que o mais importante para perder os quilos a mais é realizar uma reeducação alimentar. “Toda dieta e tratamento medicamentoso funcionam porque o problema não é o indivíduo perder peso e sim manter-se magro. A mudança comportamental é fundamental e também o melhor tratamento”, explica.

O especialista destaca que as dietas podem provocar efeitos colaterais, como sonolência e irritação, além de não serem recomendadas para todas as pessoas. “Um paciente com comprometimento renal, por exemplo, não deve fazer uma dieta com oferta alta de proteína. Há restrições, nem toda dieta pode ser seguida por qualquer um.”

Neste segundo bloco da série de três entrevistas ao editor do site de CartaCapital, Gianni Carta, o neurologista ainda fala sobre como as crianças estão mudando a alimentação dos pais e aponta a cirurgia de redução de estômago como o último recurso para perder peso.

Fonte: www.cartacapital.com.br

Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário