quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Diabetes: a importância da prevenção

Por: José Antonio Miguel Marcondes





Com o advento de novos medicamentos que permitiram individualizar o tratamento, disponibilidade de aparelhos portáteis para dosagem de glicemia – os glicosímetros –, maior acesso à medicação, principalmente para pacientes carentes, e acesso a informações, tem-se observado uma redução das complicações agudas do diabetes.

Em contrapartida, esses avanços, que permitem um tempo de vida mais longo, associados a uma piora do estilo de vida, com aumento de sedentarismo e prevalência de obesidade, têm aumentado o risco das complicações crônicas da doença.

De uma maneira geral, as complicações crônicas podem ser enquadradas em dois grandes grupos: o primeiro decorre do comprometimento dos grandes vasos, que tem como principais consequências o infarto, derrame cerebral e gangrena dos membros inferiores, e no segundo são afetados os pequenos vasos, cujas consequências são o comprometimento do rim (nefropatia), da visão (retinopatia) e dos nervos (neuropatia). Existem outros fatores, como o tabagismo e níveis de colesterol e pressão arterial elevados, que aumentam as chances de complicações.

A prevenção é o melhor tratamento para as complicações crônicas do diabetes. Uma visita periódica ao médico permite não só avaliar se o controle da glicemia está adequado, mas também identificar e combater fatores de risco, o que pode ser feito com o auxílio de poucos exames laboratoriais. Como medidas rotineiras recomenda-se:

• Manter o peso adequado;

• Controlar a pressão arterial, tendo como objetivo pressão entre 120/80 mmHg;

• Evitar o tabagismo;

• Praticar regularmente atividade física;

• Controlar o nível de colesterol, tendo como meta uma concentração de colesterol LDL inferior a 100 mg/dL. Em geral, para atingir esta meta é necessário o uso de medicamento redutor de colesterol (estatinas);

• Manter as médias de glicemia (hemoglobina glicada) abaixo de 7%;

• Fazer outros exames de avaliação precoce como os oftalmológicos, tais como dosagem de microalbuminúria e de fundo de olho.

Considerando que as complicações crônicas do diabetes são assintomáticas em seus estágios iniciais, o médico pode solicitar exames adicionais, de acordo com o tipo de diabetes e tempo de duração da doença. Hábitos de vida saudáveis são essenciais para todos, especialmente para pacientes com diabetes.

* José Antonio Miguel Marcondes é médico do Centro de Diabetes do Hospital Sírio Libanês

Fonte: http://oqueeutenho.com.br/18112/diabetes-a-importancia-da-prevencao.html




Postado por: Leonardo Araújo














Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário