quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Falta de atividade física diária aumenta o risco de diabetes

O número de pessoas com diabetes vem crescendo no mundo todo. Até 2025, de acordo com projeções feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de diabéticos com o tipo 2 da condição deve dobrar, principalmente por conta dos padrões de alimentação e do aumento da incidência da obesidade. Uma forma de reverter essa tendência seria promover o aumento do nível de atividade física. Além de combater o sobrepeso, uma rotina de exercícios físicos pode aumentar a capacidade do organismo em regular a glicose no sangue.
Essa é a sugestão feita pela pesquisa de John Thyfault da Universidade do Missouri, nos EUA, e publicada no periódico Medicine & Science in Sports & Exercise. De acordo com o pesquisador, o estudo mostrou que a falta de atividades físicas impacta negativamente o controle glicêmico feito pelo corpo humano e esse pode ser o principal gatilho para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

“A pesquisa dá corpo às evidências de que a atividade física diária ajuda na manutenção dos níveis de glicose no sangue. Reduzir essas atividades em pouco tempo pode resultar em mudanças no corpo relacionadas com a diabetes, que pode se desenvolver mesmo antes que haja ganho de peso e obesidade”, diz Thyfault.

A pesquisa americana mostrou que baixos níveis de atividade física estão relacionados diretamente com o aumento exagerado – picos – dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição (ou IGPP, índice glicêmico pós-prandial). O IGPP é um fator de risco para a diabetes tipo 2 e também é associada com aumentos na incidência de doenças cardiovasculares e risco de morte.

De acordo com o estudo de Thyfault, indivíduos saudáveis – com dietas controladas e acompanhados pelos pesquisadores durante quase dois meses – e que reduziram suas atividades físicas pela metade dobraram os picos de IGPP em apenas três dias de inatividade.

“E uma rotina leve de exercícios diários pode ajudar o corpo a regular de forma mais eficiente os níveis da glicose no sangue e reduzir o IGPP. Nosso estudo mostrou que fazer ou não atividades físicas impactou diretamente a saúde e condições que podem ser prevenidas”, diz.

“Caminhar algo em torno de 10 mil passos por dia poderia já melhorar essas respostas do organismo à glicose no sangue. Nos EUA, pesquisas recentes indicaram que muitas pessoas caminham menos que metade disso”, alerta Thyfault.

com informações da University of Missouri



Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário