sábado, 25 de setembro de 2010

Dia 27/09/10 - Dia Internacional do Idoso

A sabedoria consiste nas experiências conquistadas ao longo de uma vida.
Precisamos "aprender" a envelhecer, cultivando hábitos saudáveis, reconhecendo nossas limitações e conhecendo os direitos fundamentais previstos pelo Estatuto do Idoso Lei no. 10.741 de 1 de outubro de 2003.
O envelhecimento é um processo natural, universal para todos os seres vivos em idades avançadaas, com modificações e alterações no corpo e nas funções.
Envelhecimento não é doença, mas precisa ser cuidado para uma longevidade saudável e digna. O envelhecimento é um direito personalíssimo e sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.
Os direitos são assegurados a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Texto de: Luciana Bertachini, Fonoaudióloga - Projeto Voz

Postado por: Leonardo Araújo

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens

A atividade física contínua aumenta circuitos que estimulam o cérebro
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Na pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral.
"O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos", explicou o pesquisador Arthur F. Kramer, um dos coordenadores do estudo. De acordo com os pesquisadores, à medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a atividade cerebral (a conexão das "redes") aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.
Quando ficamos mais velhos, os padrões de conectividade diminuem e as "redes" não ficam bem conectadas para apoiar algumas atividades como, por exemplo, dirigir. Porém, com a ajuda do condicionamento aeróbico, essas "redes" se tornam mais coerentes. "Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos. É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição", concluiu o especialista.

Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma atividade aparentemente simples, a caminhada seja adotada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.
10 motivos para você caminhar
Os consultores da assessoria esportiva MPR, Fábio Rosa e Emerson Gomes, listam a seguir dez benefícios que a caminhada diária pode fazer por você. Confira:

1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do estresse, ansiedade e depressão.
2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos
3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora
4- Melhora a circulação sanguínea
5- Auxilia na prevenção de varizes
6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)
7- Melhora a atividade do sistema imunológico
8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário
9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio
10- Alivia os sintomas da TPM
Postado por: Leonardo Araújo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

2o. Mutirão da Saúde - Dia 28/09/2010


No próximo dia 28/09/2010 ds 9h às 16h na Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, na Rua Eponina, 82 - Vila Carrão, vai ocorrer o 2o. Mutirão da Saúde com os seguintes exames:

1. Coleta de sangue

2. Aferição de pressão arterial

3. Exame de diabetes

4. Exame de prevenção bucal

4. Exame de hepatite com encaminhamento


Quem doa sangue logo percebe que não está fazendo apenas o bem a quem precisa, mas também a si próprio.

Doar sangue deixa a alma mais leve, o coração mais contente e a vida melhor.

Doe sangue e seja feliz!


Aproveite esta oportunidade e compareça para fazer.


Fonte: Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão


Postado por: Leonardo Araujo

terça-feira, 21 de setembro de 2010

USO DO CINTO: UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA


O uso do cinto de segurança foi tratado desde a primeira legislação de trânsito aprovada no Brasil, como uma medida a ser adotada com o objetivo de salvar vidas e evitar lesões físicas graves.



Ainda hoje, há uma resistência por parte de algumas pessoas na utilização desse dispositivo. É, tratado como um incômodo desnecessário durante o transporte veicular, principalmente, entre os passageiros no banco de trás.



Após a promulgação do CTB e realização de diversas campanhas educativas por parte dos órgãos e entidades de trânsito, foi constatado que grande parte dos condutores de veículos utiliza o cinto de segurança, contudo, os passageiros ainda não adotaram essa prática como uma medida necessária.

O cinto de segurança tem com principal objetivo reter os ocupantes dos veículos em seus assentos. Quando utilizado de forma correta também é eficaz em impedir que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo durante uma colisão, diminui a ocorrência de graves lesões no tórax e na cabeça e evita que os ocupantes se choquem contra o interior do veículo e/ou entre si.

A partir de uma situação-padrão utilizada pela indústria automobilística, por meio dos chamados crash tests, obteve-se as seguintes informações, considerando uma colisão frontal de um veículo contra um objeto fixo, a uma velocidade constante de 50 km/h:

• A segunda colisão é o choque dos ocupantes no interior do veículo, podendo ser contra o volante, pára-brisa, bancos ou o painel de instrumentos. Esse choque ocorre na mesma velocidade que o veículo estava se deslocando;

• É na segunda colisão, que os ocupantes dos veículos sofrem mais lesões e o uso do cinto de segurança é considerado um agente positivo na redução dos agraves corporais;

• A terceira colisão é o impacto entre os órgãos internos e estrutura óssea do ocupante. As hemorragias internas são conseqüentes desta colisão;

• O cinto de segurança é importante, porque reduz o impacto dos ocupantes de veículo durante a 2ª e 3ª colisões;

• No caso dos ocupantes no banco traseiro, ocorre da mesma forma na segunda colisão, eles continuarão em movimento na mesma velocidade, e se chocarão contra a parte posterior do encosto do banco dianteiro;

• Sem o uso do cinto de segurança, foi demonstrado que o movimento do corpo dos ocupantes do banco traseiro é simultâneo para cima, contra o teto e para frente;

A GESTANTE

O uso do cinto de segurança é obrigatório pela gestante, seja como condutora ou passageira. A finalidade é a mesma: evitar lesões graves após acidentes automobilísticos e salvar vidas.

Estudos comprovam que as grávidas, quando envolvidas em acidentes de trânsito, podem sofrer hemorragias no parto, prematuridade e maior possibilidade de geração de bebês com baixo peso ao nascimento.

Contudo, deve-se ter cautela e usá-lo até o momento em que não haja desconforto para a gestante, isso quando ela estiver na condução de veículos. Tal como em outras situações na sua rotina diária, a grávida tem uma série de cuidados que devem ser tomados em cada período de gestação.

Após o 3º trimestre de gestação, o ideal é que a gestante passe a ser apenas passageira. No entanto, o uso do cinto de segurança continua obrigatório.

A gestante deve utilizar o cinto de três pontos, sendo que a faixa diagonal deve cruzar no meio do ombro e a subabdominal deve ficar o mais abaixo possível da protuberância abdominal e nunca sob o útero.

Temos ainda o uso do airbag, que é aconselhável, uma vez que a gestante esteja utilizando de maneira correta o cinto de segurança, e mantenha o banco afastado ao máximo para trás.

Apesar de algumas mulheres grávidas se queixarem do incômodo causado durante a utilização do cinto ou tenham receio de prejudicar o feto, o hábito e a certeza de que esta prática é segura para os dois (mãe e filho) deve representar a importância desse uso.

Dica:

Você é o condutor do veículo e responsável pelo transporte de todos os passageiros, não dê a partida sem certificar-se que os passageiros estão usando o cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente
Segurança no banco de trás evita acidentes fatais - Semana Nacional de Trânsito - 18 a 25 de setembro
Postado por: Leonardo Araújo

domingo, 19 de setembro de 2010

Apresentação da Palestra sobre Alergia - dia 18/09/2010







É com muita satisfação que a Pastoral da Saúde vem agradecer a Dra. Maria Eliza da Unimed, pela excelente apresentação sobre o tema Alergia em nossa paróquia.



Tivemos a presença de 47 pessoas da nossa comunidade e também a presença do Padre Renato, que prestigiaram o evento.
Na apresentação de 1 hora, a Dra. Maria Eliza falou sobre os diversos tipo de alergia como as mudanças de temperatura, alimentos e auto medicação, situações essas que afetam diretamente a nossa saúde e qualidade de vida.
Com o término da palestra a Dra. Maria Eliza, conversou com a comunidade sobre as diversas dúvidas existentes sobre o tema abordado com explicações individuais.

Agradecemos a Dra. Maria Eliza, Enfermeira Mônica e a Assistente Social Elizangela da Unimed, que Deus as abençoe com muita Paz e Saúde.
Agradecemos também a colaboração dos nossos amigos Paulo e Mônica.
O nosso Muito Obrigado!
Todos os membros da Pastoral da Saúde

Postado por: Leonardo Araújo

Justiça, Paz e Ecologia

Francisco de Assis, homem do milênio, nos ensina, através de seu modo de vida, a viver o Evangelho em sua pureza. Viver o Evangelho é buscar a justa medida, a justa relação com tudo e com todos.
A Justiça é a medida do Reino. A Paz vivida por Francisco de Assis é concreta, acontece no chão de sua vida. Paz com o lobo de Gúbio. Paz com o Islã. As expressões de Francisco de Assis, ao cumprimentar as pessoas, eram estas: "Paz e Bem!" "O Senhor te dê a Paz!"
A Ecologia de Francisco não é do simples preservacionismo, mas de um amor particular a cada ser criado. O cuidado pela vida corresponde à reconstrução da casa.
Hoje precisamos resgatar estes valores para que possamos construir um novo modo de habitar este mundo.

Texto de Frei James Luiz Girardi, OFM

Postado por: Leonardo Araújo

Não viver de braços cruzados

Um cristão e uma cristã virtuosos não ficam só olhando de fora a vida acontecer; não ficam isolados. Participam!
Estão presentes na família, participam da comunidade, se interessam pela sociedade.
Buscam gerar vida nova, no vigor da prática.
Semeiam a justiça para colher a paz.
Cultivam a honestidade para superar a corrupção.
São fraternos e vivem a comunidade.
Sentem-se responsáveis para com suas famílias.
Estedem a mão ao necessitado.
Lutam por uma sociedade justa.
Querem uma política que cuide do que é de todos e não vire roubalheira.
Sentem que Deus nos chama a sermos seus colaboradores na construção deste mundo.

Texto de: Frei Nilo Agostini, OFM

Postado por: Leonardo Araújo

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Fé e as Curas no Evangelho

A motivação fundamental de Jesus ao curar os enfermos era a compaixão, e não provar que era o Messias e o Filho de Deus. O que buscava era libertar as pessoas da escravidão dos sofrimentos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, bem como da resignação fatalista.
Jesus atribui o sucesso à fé da pessoa. Não se julga deter o monopólio da compaixão, da fé e das curas milagrosas. Inumeras vezes Jesus afirma: A tua fé te curou, te salvou".
O protagonismo da pessoa com sua fé, é a condição fundamental para libertação dos males.
As curas são eventos de salvação, que tornam visível e operante o mundo novo, o Reino de Deus anunciado por Jesus.
Quem cultiva sua fé descobre sempre a vida como um verdadeiro milagre!

Pe. Leo Pessini Camiliano
pessini@scamilo.edu.br

Postado por: Leonardo Araújo

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Convite Palestra - Tema Alergia - Dia 18/09/2010

No dia 18/09/2010 após a Santa Missa, haverá uma palestra sobre o tema "Alergia" com a Dra. Maria Luiza (Unimed), que será realizado no prédio ao lado de nossa Paróquia São João Batista.
Contamos com a presença da comunidade para prestigiarmos mais este evento.
Um abraço a todos.

Postado por: Leonardo Araújo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

30 Anos do Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde






No útimo fim de semana nos dias 4 e 5 de setembro ocorreu no Centro Universitário São Camilo em São Paulo - SP. o XXX Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde com o tema "Refletir sobre a História, Olhar o Futuro" com a presença de mais ou menos 700 pessoas diversos municípios brasileiros.
A Pastoral da Saúde de nossa paróquia participou com 6 membros com o objetivo de formação para melhor servir nos trabalhos.

Os assuntos abordados foram bem atuais como:
-Leigos na Igreja e a sua relação com a Pastoral da Saúde com o nosso Bispo D.Odilo Pedro Scherer
-Discípulos Missionários no mundo da saúde com o Pe. Leo Pessini e o Dr. André L.de Oliveira
-Fraternidade e Economia - a relação entre economia e saúde - Pe. Júlio Munaro
-Celebração de Missa com os Pe. Alexandre Andrade Martins e diretor do ICAPS.
-A comunicação na visita aos enfermos com a Mônica Trovo
-Aprendendo com Jesus a ser solidário com os enfermos - Pe. Anísio Baldessin
-Vida saudável na velhice - Zally Vasconcelos e Maria Inês Nunes
Em resumo, podemos definir que foi uma excelente experiência de formação, troca de informações, valores e visão para o futuro quanto a Pastoral da Saúde.
A educação é a base para que possamos fazer do nosso país um mundo melhor.
A todos que partiparam do congreso, parabéns por mais uma formação.

Postado por: Leonardo Araújo

O que comer a noite


Diversas dietas são divulgadas e sempre bate uma dúvida de qual delas realmente ajuda a emagrecer. Dieta do tipo sanguíneo, dieta líquida, dieta da proteína, dieta da sopa, entre muitas outras. E uma delas, também bastante conhecida, é a que sugere excluir o carboidrato à noite.

Para diferenciar os mitos envolvidos neste tipo de regime, das informações realmente verdadeiras, a nutricionista Flávia Bulgarelli dá 6 dicas para você conseguir emagrecer, controlando os alimentos da última refeição do dia. Confira:

1- Diminua as calorias ingeridas à noite
"O sugerido quando se quer perder peso, é diminuir a ingestão calórica à noite, por isso, de nada adianta cortar o arroz e o pão e substituir por sorvetes, frituras ou qualquer outro alimento tão calórico quanto o carboidrato", afirma Flávia.

2- Personalize a dieta
É importante ter acompanhamento de um especialista para que ele indique a melhor opção. "Ao falar "à noite" muita coisa pode variar. Uma pessoa que dorme à meia-noite merece uma dieta diferenciada de outra que vai para a cama às 21 horas. Essa pessoa que dorme depois da meia-noite, se jantou às 19 horas, não há problemas de ter comido carboidrato", destaca. (faça nossa avaliação nutricional gratuita e veja qual a dieta ideal para você emagrecer)

3- Atividade física muda tudo
Se você costuma jantar e depois ir à academia, você precisa comer carboidrato nesta refeição. "O carboidrato é muito importante para os exercícios, já que eles vão oferecer a energia que o corpo precisa na atividade física", explica Flávia.

E por mais estranho que pareça, quem não pratica exercícios também precisa de carboidratos. " O carboidrato faz parte do aumento de massa muscular. Uma pessoa que corta o carboidrato da alimentação e não pratica atividade física, tem mais chances de ficar flácida, pela diminuição da musculatura", ressalta a nutricionista.

4- Faça substituições
Se você e sua nutricionista chegarem à conclusão de que retirar o carboidrato da última refeição vai lhe beneficiar, sua opção é comer algumas coisas que também vão oferecer nutrientes importantes. "O carboidrato pode ser substituído por lentilha, ervilha, grão de bico, legumes e verduras". Flávia ainda sugere 1 copo de leite semidesnatado, ou 2 fatias de queijo branco, ou 1 iogurte desnatado, ao invés dos pães, massas e arroz.

5- Dê preferência aos alimentos integrais
Você pode substituir o pão francês por alimentos integrais, por exemplo. "Essa é uma excelente alternativa para quem quer controlar o peso, porque eles possuem uma maior quantidade de fibras - o que favorece a saciedade e, conseqüentemente, come-se menos", destaca a especialista.

6- Não durma com fome
Caso você tenha a idéia que quanto menos comer à noite melhor, pode mudar a sua rotina. Flávia afirma que "dormir com fome é mais prejudicial do que ingerir um alimento leve que lhe deixe satisfeita, pois com o sono prejudicado, toda a função do metabolismo estará comprometida".
Postado por: Leonardo Araújo

Farmácias em unidades de saúde tornam preocupação mais efetiva

10 de setembro de 2010
por Leonardo Fontenelle
Convenhamos, se a pessoa não toma o medicamento, fica difícil dele fazer efeito. Mas na vida real é isso mesmo que muitas pessoas fazem: elas não usam a medicação como ela foi prescrita. Eu costumo anotar detalhadamente no prontuário os medicamentos prescritos, mas mesmo assim faço questão de perguntar no retorno como a pessoa está tomando aqueles medicamentos. Não adianta, por exemplo, acrescentar um comprimido de metformina para otimizar o tratamento do diabetes mellitus se a pessoa não está usando nem a dose que já foi prescrita.

O problema da não adesão ao tratamento é um velho conhecido dos médicos, mas o Journal of General Internal Medicine trouxe uma informação realmente nova: 22% das prescrições nem chegam às farmácias.


De acordo com o doutor Michael Fischer, autor principal do estudo e professor assistente da Escola de Medicina de Harvard, os fatores que mais contribuem para a não adesão ao tratamento são o preço dos medicamentos, a comunicação entre médico e paciente, e o trabalho necessário para adquirir o medicamento.

No caso dos pacientes do plano de saúde Kaiser Permanente (dos EUA), por exemplo, apenas 5% dos pacientes deixaram de comprar os medicamentos. Existia um desconto para quem comprasse na farmácia do plano de saúde, mas o mais importante teria sido a facilidade do processo: os pacientes podiam comprar os medicamentos no mesmo lugar em que eram atendidos. (Mais informações: artigo científico, comentário no New York Times, e comentário no KevinMD.com.)

Nesse aspecto (entre outros), as unidades básicas de saúde do SUS se parecem com os ambulatórios do Kaiser Permanente, que alguns consideram o melhor plano de saúde do mundo. Quando eu atendo um paciente, ele consegue obter todos os medicamentos antes de chegar à rua. E o melhor, sem tirar um centavo sequer do bolso. (É claro que não é de graça; o medicamento é pago com o dinheiro dos impostos. Mas quanto mais a pessoa precisa de medicamentos, menos ela pode pagar por eles.)

Outro achado interessante da pesquisa é que as prescrições tinham um risco menor de serem deixadas de lado caso tivessem sido prescritas por um médico de atenção primária à saúde (médico de família, pediatra ou clínico geral). Esses profissionais têm melhores habilidades de comunicação com os pacientes, e o vínculo entre os médicos e os pacientes é um motivo a mais para os pacientes acreditarem (com razão) que os medicamentos são realmente importantes.

Aproveito para chamar o doutor Andre Bressan (do Blog do Pediatra em Casa) para a conversa. No estudo do doutor Fischer, as prescrições feitas para pacientes com menos de 18 anos de idade tinham uma maior probabilidade de chegar à farmácia. Eu tenho cá minha teoria, mas estou interessado em saber: por que você acha que isso acontece?
Postado por: Leonardo Araújo

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dormir bem é essencial para viver mais e com saúde

Morte precoce e impotência estão ligados aos maus hábitos de sono

Que dormir é um dos maiores prazeres da vida, todos sabemos. Poder acordar tarde, sem preocupações com horário é uma delícia, mas para a grande maioria isso só é possível nos raros dias de folga. Entretanto, dormir bem não significa necessariamente se esbaldar de dormir ou deixar de fazer as tarefas para sucumbir à preguiça, e sim manter uma boa rotina de sono para encarar o dia a dia estressante. Além do prazer, a ciência comprova que dormir bem só traz benefícios à sua saúde e bem-estar - o que vale para pessoas de todas as idades, das crianças aos mais velhos.

Uma noite bem dormida tem a ver com viver mais, de acordo com um estudo da Universidade de Warwick e da Universidade Federico II, na Itália. De acordo com os pesquisadores, quem dorme menos de seis horas ou mais de oito ao dia tem 12% a mais de chance de morrer. Com a qualidade do sono prejudicado, crescem os ricos de acidentes, por conta da sonolência, e de ataques cardíacos em função do estresse.

Para o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mínimo recomendado é de seis horas ao dia, sendo importante não ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista. A importância do sono, também se estende ao aprendizado. "Na fase REM, quando acontecem os sonhos, as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista.

Renato ainda diferencia os tipos de insônia: existe a transiente, que tem um prazo curto e em geral é desencadeada por algum episódio, a intermitente, ou seja, aquela que passa mas volta de tempos em tempos, e a crônica, que é constante.

Estudos também apontam a importância de se cultivar bons hábitos de sono desde a tenra idade. Os hábitos de sono na infância podem ser decisivos para a vida adulta. "Os pais que não colocam regras de sono para os filhos, criam neles o hábito de dormir tarde. Após alguns anos, no entanto, eles precisarão acordar cedo para ir à escola ou trabalhar. Porém, não conseguem dormir cedo, pois foram acostumados assim", afirma o neurologista.

Um estudo do Instituto de Pesquisa da Criança de Seattle, EUA, descobriu que crianças e adolescentes que não dormem o suficiente têm mais chances de se tornarem obesos. Depois de avaliar dados sobre os padrões de sono, a alimentação e os níveis de atividades físicas de 723 jovens com média de idade de 14 anos, os especialistas observaram uma relação do sono com um maior índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura) e maior percentual de gordura.

Outro estudo, da University of Helsinki e do National Institute of Health and Welfare, da Finlândia, concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram mais hiperativas. Os especialistas responsáveis acreditam que o sono adequado poderia melhorar o comportamento das crianças saudáveis e reduzir os sintomas das que sofrem do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Por conta de problemas de sono, o desempenho da criança pode cair e ela pode ser diagnosticada como hiperativa em razão da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração.

Um ponto importante no sono das crianças é o papel dos pais. Um estudo do American Academy of Sleep Medicine mostrou que as crianças de famílias que estabelecem horários de dormir regrados desenvolvem melhor o aprendizado. O desenvolvimento da linguagem, consciência fonológica e habilidades matemáticas precoce foram mais detectados em crianças cujos pais relataram ter regras sobre o tempo de ir para a cama. Além disso, dormir uma hora mais cedo contribuiu para maiores medidas de desenvolvimento.

O médico diz que a quantidade ideal de sono para as crianças é de 9 a 11 horas de sono. "As crianças costumam ficar irritadiças quando dormem menos que isso, além de terem comprometimento de seu crescimento, pois durante uma das fases do sono há a liberação do hormônio GH, responsável pelo crescimento."

Aliviando a pressão
A qualidade do sono também tem influência no controle da pressão arterial. Um estudo da Universidade de Chicago (Estados Unidos) confirma que uma boa noite de sono associa-se a menores níveis da pressão arterial. O estudo avaliou 578 adultos de meia-idade. Os resultados mostraram que, após a exclusão dos pacientes que estavam tomando medicação anti-hipertensiva, a duração menor do sono e a pior qualidade do mesmo foram decisivos para um maior risco de elevação da pressão arterial sistólica e diastólica ao longo do tempo. Uma curta duração do sono também associou-se a um aumento do risco de desenvolvimento da hipertensão arterial. Para cada hora a menos de sono, observou-se um aumento do risco relativo da incidência de hipertensão arterial em 37%.
Postado por: Leonardo Araújo

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Assim se exprimiu o Padre Antonio Vieira sobre a” Natividade de Nossa Senhora”

Quereis saber quão feliz, quão alto e é quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede para o que nasceu.Nasceu para que d’Ela nascesse Deus! Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dirvos-ão que nasce para Senhora da Saúde ; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes , para Senhora da Paz ; os desencaminhados, para Senhora da Guia .
Dirão os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para a Senhora da Gloria. E se todas as vozes se unirem em uma só voz dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus.

Padre Antonio Vieira
Texto selecionado por Celina L.F. Baziloni

Postado por: Leonardo Araújo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Iluminar e Sanar o Sofrimento

O sofrimento proveniente de qualquer dor, que repercute em todas as dimensões da pessoa (física, emocional, intelectual, social, valórica e espiritual), produz um complexo mundo de reações, sentimentos e obstáculos que é preciso saber aceitar, integrar, confrontar empaticamente e elaborar de forma sadia.
Toda dor é fruto de um amor/apego ferido que pode transtornar nossa cotidianidade, derrubar nossas concepções, deixar-nos inertes diante de tanto sofrimento, faz duvidar da fé, altera a alegria de viver, obscurece o futuro, apega ao passado e derruba projetos de vida.
Desilusões e insatisfações, desmotivações e falta de vontade, medos e angústias que bloqueiam, ressentimentos e broncas, crises compulsivas e imaturidade afetiva, retorno ao passado e acusações contínuas, comparações constantes com os outros e invejas, frequentemente são arestas de dor não bem elaboradas que configuram nosso carácter e personalidade.
Sanar nossas feridas abertas é elaborar positivamente as dores.
A felicidade e a paz interior fogem de nós quando o sofrimento se aloja em "nossa casa". Então, há que ir ao nosso curador ferido para sanar os centros danificados de nossa humanidade, uma tarefa pessoal e intransferível que, no entanto, é muito comunitária, pois, além de reativar os próprios e genuínos recursos, tem que aproveitar toda ajuda próxima e a força restauradora da fé.
O que fazer quando parece existir marcas indeléveis e insuperáveis de feridas do passado? Como atuar quando surge a convicção de que a vontade não pode processar a tempestade de sentimentos de desmotivação, culpa, bronca...? Como proceder quando ante dores de grande intensidade se crer que, encravado o sentimento, nunca irá florescer a serenidade e a felicidade?
Como aplacar a hemorragia de um sofrimento infinito que desmotiva e sem sentido existencial? Tem sentido seguir acreditando em Deus e na vida quando morre um ente querido e parece que a terra está desabitada? Como curar a ferida nessa situação limite produzida pela comoção existencial de morte de um filho, ameaça básica à paternidade/maternidade?
Elaborar de modo saudável as dores é um grande desafio.
É o único caminho para viver bem, não apenas sobreviver; para não cair prisioneiro do próprio sofrimento.
Acompanhar ativa e eficazmente no processo de dor com uma adequada relação de ajuda é uma sabedoria e uma arte; expressão sublime da solidariedade humana e da compaixão; testemunho de uma fé madura e de pleno sentido de comunhão eclesial.
Não podemos esquecer que quem está com dor necessita de luz, calor, alívio, escutar, acompanhamento, sentido e fé.
A relação de ajuda no processo de dor não é apenas campo das terapias psicológicas. Ela é também um assunto chave da evangelhização da igreja que constantemente tem que anunciar a ressurerreição de Cristo e a ressurreição em Cristo.
A fé não elimina o sofrimento, mas ao iluminá-lo o transforma. Por isso deve potenciar a pastoral da dor.

Pe. Mateo Bautista
Religioso Camiliano Missionário na Bolívia

Fonte: ICAPS

Postado por: Leonardo Araújo

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tempos de inovar para melhor servir

Estimados leitores, vivemos um tempo de renovação. O nosso apreciado e tão difundido Boletim ICAPS passa por uma profunda transformação, uma nova inovação a fim desempenhar melhor sua função de instrumento de informação, formação, divulgação e difusão da Pastoral da saúde em todo o Brasil.
A partir da edição no. 289 de setembro/2010 o Boletim ICAPS recebe um novo nome, um novo rosto e uma nova responsabilidade. São Camilo Pastoral da Saúde é como será chamado de agora em diante. Com essa mudança, queremos colocar de forma explicita os nomes São Camilo - patrono dos enfermos e profissionais da saúde, grande reformador na assistência humanizada e com dignidade aos enfermos, sobretudo os mais pobres e abandonados e Pastoral da Saúde, a qual reúne milhares de voluntários por todo Brasil a serviço do Reino de Deus no mundo da saúde, pela promoção da saúde e a defesa da vida com dignidade. A Pastoral da Saúde deixa de ser uma sigla para ser uma marca que carrega por trás o dom de Deus manifestando em São Camilo e continuado na humildade e na solidariedade, por inúmeros agentes e religiosos que respondem o chamado de Cristo para viver o carisma da misericórdia junto aos sofredores. Na esfera interna da província Camiliana Brasileira, entramos num projeto mais amplo assumido pelos camilianos para o bem do Povo de Deus. Como temos os jornais São Camilo Educação, ligado a área educacional, isto é, às unidades educacionais, e o São Camilo Saúde e Assistência Social, ligado à área hospitalar e social, temos agora São Camilo Pastoral da Saúde para colaborar com toda a ação pastoral da igreja no mundo da saúde.
Um novo rosto para o boletim, a fim de facilitar a leitura e a compreensão. São Camilo Pastoral da Saúde foi pensado para tornar-se mais leve e mais dinâmico de ler. Ele abandona o tradicional azul e branco para ganhar mais cores e, com isso, mais vida e alegria. Certamente assim atrairá muito mais a atenção das pessoas e será muito mais prazerosa a sua leitura. Além da parte estética, São Camilo Pastoral da Saúde tem um nova estrutura na organização do seu conteúdo, dividido por seções e temáticas, nas quais pretendemos colocar mensalmente artigos nas áreas de pastoral, humanização, espiritualidade, bioética, saúde...,que possam contribuir para a formação e a atuação dos agentes. Também divulgará informações sobre a Pastoral da Saúde no Brasil e as principais publicações nesse campo. Uma nova responsabilidade que assumimos e esperamos contar com a colaboração de todos vocês, caros agentes, sobretudo dos coordenadores de grupos de Pastoral da Saúde.
Com essas mudanças, não estamos fazendo uma ruptura com o passado, mas inovando na esperança de contribuir de forma mais eficaz com a Pastoral da Saúde no Brasil.
O ICAPS é o responsável pelo São Camilo Pastoral da Saúde, que tem o apoio da Província e conta com a assistência do Espírito Santo para a promoção da saúde e a defesa da vida do nosso amado povo. Essas mudanças são também um presente para todos os agentes de pastoral da saúde do Brasil pelos trinta anos do ICAPS e do Congresso, um sinal de esperança no mundo da saúde.
Que Deus nos ajude nessa missão e que vocês passam aproveitar dos textos dessa edição.
Pe. Alexandre Andrade Martins
Diretor do ICAPS (Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde e Bioética - Provincia Camiliana Brasileira).
O professor e agora Padre Alexandre ministrou em março/2010 na nossa paróquia a palestra sobre o seu livro "A Espiritualidade no Mundo da Saúde".
A Pastoral da Saúde da Paróquia São João Batista da os parabéns pela sua ordenação e que Deus o abençoe na sua nova missão no ICAPS.
A Fé é dom de Deus ao homem e é, ao mesmo tempo, entrega livre e total do homem a Deus; a Fé é docil escuta a Palavra do Senhor, que é "Lâmpada" para os nossos passos e "Luz" em nosso caminho.

Postado por: Leonardo Araújo

Cuidados primários são fundamentais para uma boa saúde visual

Nosso país enfrenta uma grave situação na área de saúde visual, pois 56% de sua população possui dificuldades para enxergar devido a alterações visuais de causas refrativas e não patológicas (doenças oculares). Também é comprovado que as crianças que não enxergam bem têm um rendimento escolar muito baixo, com elevados níveis de repetência.
A importância de descoberta e tratamento precoce dos problemas oculares para manter uma boa visão em todas as fases da vida é fundamental. O problema da perda da capacidade visual da população prejudica o natural desenvolvimento das aptidões escolares, intelectuais, profissionais e sociais, comprometendo a interação e participação social.
Segundo pesquisas, o Brasil conta hoje com cerca de 190 milhões de habitantes refrativos. Desde, perto de 96 milhões de pessoas apresentam ametropias como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). Desses, 96 milhões de necessitados de correção visual, apenas 19 milhões conseguem compensar suas dificuldades visuais. Aproximadamente 77 milhões milhões de brasileiros não estão enxergando adequadamente, neste momento, por falta de um simples par de óculos. É necessário conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado primário da visão para manter uma boa saúde visual em todas as fases da vida.

Fonte: www.metropolitanonoticias.com.br

Postado por: Leonardo Araújo

A boa postura também é um sinal de saúde

Movidos pela correria do cotidiano, costumamos dar atenção ao corpo apenas quando temos dor. Apesar de desconfortante, a dor é um sinal de algo está errado. Dores nas costas, articulações e músculos não podem ser consideradas apenas como o resultado de um dia estafante, elas devem ser observadas como um aviso de que algo não está funcionando bem e, no caso de nosso sistema músculo-esquelético, podem ser vistas como um desarranjo postural. Algumas dores podem ser aliviadas e até mesmo extintas se tomarmos algumas medidas preventivas e de fácil execução, como:
Procure caminhar com a máxima frequência possível, o que ajudará a aumentar a resistência de seus músculos;
Tente dormir em estado de tranquilidade, evitando ruídos e informações que possam interferir em seu padrão de sono:
Só saia de sua cama depois de dar uma bela espreguiçada. Isto funciona como preparar o seu carro com a marcha correta para subir uma grande ladeira.
Ao dormir, procure manter-se de lado ou de barriga para cima. Evite dormir com seu abdômem para baixo:
Sente-se por alguns instantes, na ponta de sua cadeira, procurando endireitar suas costas. Esta posição trará força aos músculos de sua coluna.
Usando o computador, procure apoiar a mão e o cotovelo que dirigem o mouse;
Objetos pesados devem ser empurrados ou tracionados e não carregado: ao fazer compras prefira o carrinho ao invés da sacola;
Ande descalço(a) com a maior frequência possível para que a musculatura de seus pés possa trabalhar. Ao fazer uma caminhada o uso de um bom tênis é imprescindível;
Mulheres devem evitar o uso contínuo de salto alto e para ambos os sexos, procurar usar sapatos com pontas que deixem os dedos dos pés à vontade;
Finalmente, procure olhar-se no espelho verificando se seu corpo está simétrico; ombros e mamas com mesma altura, quadril alinhado, joelhos e pés apontados para frente. Estas referências bastante simples de serem notadas podem indicar desajuste no alinhamento de sua coluna vertebral.
Lembramos ainda que estudos científicos apontam na direção da prática regular de atividade física como elemento de destaque na prevenção e manutenção de uma boa saúde. E ao observar mais atentamente a sua postura você estará, com certeza, inicinando um primeiro movimento na busca de perceber-se com inúmeras possibilidades de modificação da estética e da funcionalidade de seu corpo.
Postado por: Leonardo Araújo

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ANTIBIÓTICOS - Não transforme um aliado de sua saúde em inimigo

Antibiótico Utilize de forma responsável!
Use antibióticos apenas com receita e orientação do seu farmacêutico.
1. Não compre antibióticos sem receita médica mesmo que você já tenha tomado este medicamento antes para combater um sintoma parecido;
2. Não insista com o seu médico para lhe prescrever antibiótico quando não for necessário nem peça ao seu farmacêutico para lhe fornecer antibiótico sem receita médica;
3. Respeite a prescrição médica ao tomar antibióticos (dose exata, com intervalos de administração corretos e com a duração indicada na receita) Em caso de dúvidas, procure o seu farmacêutico para orientação;
4. Resfriados, gripe e a maioria das infecções de garganta e ouvidos são causadas por vírus. Antibióticos não são indicados para essas doenças. Se fizer uso deles, você só gastará dinheiro e irá prejudicar sua saúde;
5. Complete todo o tratamento com antibiótico mesmo que se sinta melhor após os primeiros dias, pois a interrupção pode fazer que as bactérias criem resistência ao medicamento;
6. Lave sempre as mãos antes das refeições e após tossir, espirrar, usar o banheiro e usar transporte público;
7. Não tome sobras de antibióticos;
8. Não tome antibióticos baseando-se em tratamentos feitos por outra pessoa ou indicado por vizinhos, parentes etc.
ATENÇÃO
Utilizar antibióticos de forma incorreta ou desnecessária não prejudica somente você. Este ato deixa a sua volta indefesos contra infecções bacterianas.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo
Acesse o portal: http://www.crfsp.org.br/

Postado por: Leonardo Araújo

AMANHECEU

Amanheceu e outra vez

o meu Senhor me mostrou

mais um esboço da obra que está criando.



Mal abri meus olhos e lá estava o seu sol

a pincelar as suas nuvens

que foram se enchendo

de tons avermelhados e dourados.



Silencioso eu vi o sol pintar as nuvens.

Silencioso ainda, ouvi a canção das vidas ao meu redor



Não guardei as melodias,

mas eram de beleza rara.

A seu modo tinham todas o seu ritmo.



Fui olhar de perto e, enquanto passeava,

conversava com o Criador

que eu sei que me vê e que me ouve.



Eu sei que não sou digno,

mas sei que sou amado!



Todos os dias vejo meu Senhor agindo!

E enquanto Ele trabalha, eu o contemplo!

Manhã que segue, tento repetir as gaivotas e o sol.

Saio cantando e, do meu jeito,

a iluminar quem passa pelo meu caminho!

Fonte: http://www.padrezezinhoscj.com/

Postado por: Leonardo Araújo