quinta-feira, 24 de junho de 2010

Osteoporose

Osteoporose
A osteoporose é uma doença que causa enfraquecimento nos ossos, facilitando a ocorrência de fraturas.
Geralmente, afeta as mulheres após os 45 anos de idade e surge com mais frequência na menopausa quando a produção de hormônios femininos diminui. Entretanto, a osteoporose também pode afetar os homens acima de 60 anos e até jovens, quando estes tem alguma deficiência no organismo. A doença quase sempre não apresenta dor e a melhor forma de prevenção é a adoção de uma dieta alimentar balanceada e atividade física moderada e constante.
Por que os ossos ficam fracos?
Com o passar dos anos, a produção de células responsáveis pela renovação dos tecidos ósseos tende a diminuir, principalmente se a pessoa:
-Ingeriu pouco cálcio nos primeiros anos de vida;
-Teve ou tem vida sedentária.
As pessoas que se enquadram nestas condições tem maior chance de desenvolver a doença.
Consequência da osteoporose
A osteoporose pode causar:
-Deformidade na coluna vertebral (por isso, a pessoa pode diminuir de tamanho);
-Fraturas, principalmente nos punhos, fêmur e coluna.
Como prevenir
O ideal para evitar a osteoporose é manter atividade física constante e moderada, coo por exemplo, caminhada ou natação que fortifica a musculatura e facilita a reconstituição da massa óssea;
-Ter uma dieta com alimentos ricos em cálcio também é fundamental. O cálcio está presente no leite e seus derivados, em inúmeras verduras, carnes e peixes;
-exposição saudável ao sol, evite-o no período entre 10 e 15 horas.
Evite excessos
A ingestão de cálcio em excesso, ou prática de exercícios de forma irregular, podem prejudicar o organismo. Em ambos os casos, é importante consultar um médico. É ele quem pode indicar a real necessidade de realizar exames.
Outros fatores
O que também pode contribuir para a osteoporose:
-Ingestão de beidas alcoólicas e café em excesso;
-Hábito do fumo;
-Uso de determinados medicamentos.
Mesmo que você já tenha osteoporose, pode ter uma vida normal, basta seguir as orientações do seu médico. Ele pode determinar quais os exercícios mais apropiados, o tipo de alimentação adequada e, se necessário, indicar tratamento com medicamentos.
Fonte: Unimed Paulistana

Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário