domingo, 27 de novembro de 2011

27/11/2011 1º Domingo do Advento



Inauguramos um novo tempo. Hoje iniciamos uma nova jornada, um novo ano litúrgico, o Ano “B”. Neste primeiro Domingo do Advento, iniciamos uma jornada de quatro semanas de preparação para o Natal – para a chegada do Menino-Deus que, mais uma vez, vem nascer em nossos corações, a fim de tornar melhores. Neste novo tempo a liturgia faz forte apelo à vigilância... Faz forte apelo para estarmos vigilantes e acordados, pois Deus vem e se fará presente em nosso meio por intermédio da singeleza de uma criança que repousará nas manjedouras de nossos corações. Aproveitemos este tempo para abrir nossas mentes e corações para acolhermos a graça e a paz que vêm da parte de Deus.

Evangelho

Irmãos e irmãs, eu vos + anuncio e proclamo o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, escrito pelo evangelista Mateus.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada uma sua tarefa. E mando ou porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!”

Esta, irmãos e irmãs, é a Palavra da Salvação...
Glória a Vós, Senhor.

Apenas um breve comentário...

Jesus exige nossa contínua vigilância, como se tudo fosse acontecer nesta mesma noite. Observem: “Prestem atenção! Não fiquem dormindo, porque vocês não sabem quando vai ser o momento”. Só a contínua perseverança na realização daquilo que nos foi incumbido poderá nos deixar tranqüilos. O seguimento de Jesus é uma tarefa que implica a vida inteira e não apenas alguns momentos ou um dia antes do fim da vida; ou, ainda, do fim do mundo.

Depois do domingo 20/11 até o dia de ontem, refletimos sobre a escatologia do evangelista Lucas, especialmente de 22 a 26/11. Por que a liturgia nos exorta à essas reflexões?

Veja bem: Hoje, 27/11, estamos inaugurando um novo Ano Litúrgico e já começamos em fase de preparação e, para ficarmos bem preparados, neste domingo, sob a égide do evangelista Marcos, que nos acompanhará no decorrer de todo Ano “B”, que hoje inauguramos, somos convidados a iniciar essa fase de preparação que, de antemão, nos exorta à vigilância e à atenção.

Pois bem, vamos procurar entender a que estamos sendo exortados.

Normalmente, a grande maioria dos cristãos freqüenta, celebrações, missas, participam de encontros, reuniões, círculos bíblicos etc., e há, ainda, aqueles que estão, de uma forma e outra, mais engajados, ou seja, são mais dedicados, participativos, estão sempre presentes. E, ainda, há os que assumem e ocupam ministérios instituídos. Enfim é possível observar que somos um misto de vocações e dons que partilhamos da mesma mesa da Palavra e Eucaristia. Mas o que isso tem a ver com a liturgia que nos exorta a sermos vigilantes e atentos? Vamos explicar:

Contextualizando, de um lado, observemos que o texto, apesar ter sido escrito há cerca de dois mil anos, é bastante atual. Atual, por quê? Ora, Jesus era um homem muito inteligente. Um homem que não estava alheio à realidade em que vivia. Jesus era um excelente observador, porém, não um observador do que é externo ao ser humano, mas, sim, do que lhe é interno, ou seja, daquilo que o homem interioriza. Por isso, ele percebia com muita facilidade os corações dos homens e mulheres de seu tempo.

De outro, se cada um de nós olharmos para dentro de si mesmo, será possível perceber que, apesar de todo nosso cristianismo, toda nossa dedicação e participação e que, apesar de tudo a que nos disponibilizamos fazer quando freqüentamos as reuniões, os encontros, os círculos bíblicos, as pastorais ou ministérios, perceberemos que falta algo em cada um de nós. O que falta? A resposta para essa questão poderá ser dada somente pela consciência de cada um de nós. Para tanto, devemos nos reportar à exortação: “Prestem atenção! Não fiquem dormindo, porque vocês não sabem quando vai ser o momento”.

Prestar atenção e não dormir é ser vigilante de si mesmo. É policiar-se a si mesmo. Como? Ora, questione-se, corrija-se, busque ser mais autêntico, mais sincero, verdadeiro em seus gestos e atos, palavras e ações. Não se mascare e não tente tapar o sol com a peneira. Não peques hoje sabendo que vai obter o perdão amanhã. Não pense e não faça coisas erradas, agora, para garantir financeiramente o seu futuro. Não leve uma vida de orgias, torpezas e de atos ilícitos alimentando a idéia de pedir perdão na última hora. Não pense que você é o esperto, porque você não é. Não tente fazer Deus de o idiota, porque Ele não é. Essa é atitude de quem será encontrado dormindo. Quem na face da terra poderá dizer como vai ser o dia de amanhã? Retomemos as exortações escatológicas de 22 a 26/11 e vejamos onde nos enquadramos.

A bem da verdade, se refletirmos bem e com honestidade perceberemos que estamos distantes dos caminhos do Senhor, conforme nos ensina a primeira leitura; se refletirmos bem perceberemos que todos nós somos chamados à comunhão plena com Jesus, conforme nos ensina a segunda leitura.

Inauguramos um novo tempo! Portanto, estejamos atentos e vigiemos para não cairmos em tentação. Na tentação da mentira, corrupção, adultério, orgias, torpezas, da ganância pelo poder, da cobiça pela coisa alheia, na tentação de lesar os cofres públicos, da adulteração de produtos, da emissão de notas frias, do auto-convencimento, do auto-favorecimento, da calúnia, do falar mal do outro, do desafeto, desamor e da falta de caridade e, sobretudo, na tentação de não querer partilhar.

Com certeza, a misericórdia de Deus é muito grande, mas sou levado a imaginar que o inferno, com certeza, espera aqueles não estão atentos e vigilantes para as coisas de Deus. Preparemo-nos, então, para um novo tempo.

Oração

Senhor dá-me forças para vencer as tentações, que desviam minha atenção e me fazem dormir diante da realidade de vosso Reino. Ajuda-me, Senhor, a ficar atento e vigilante para a sua chegada. Amém.

Fonte: http://www.teologiafeevida.com.br/modules/news/article.php?storyid=472


Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário