segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

04/12/2011 2º Domingo do Advento

Irmãos e irmãs, somos responsáveis pela vinda do Senhor, que nos traz sua proposta de paz e salvação. O profeta Isaías e João Batista nos convidam a preparar os caminhos por onde Jesus deve passar, pois ele vai nos ajudar a construir o novo céu e a nova terra que todos almejamos. Da alegria do nosso coração brilhará a luz de Deus. Por isso, ao acendermos a segunda vela – a de cor branca – oramos: “Bendito sejas, Deus da paz, pela luz de Cristo, sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração”.

04/11/2011 2º Domingo do Advento
Cor Litúrgica: Roxa

1ª Leitura: Leitura do livro do Profeta Isaías 40,1-5. 9-11
Salmo 84(85)
2ª Leitura: Leitura da segunda carta de São Pedro 3, 8-14
Evangelho: Marcos 1, 1-8

Evangelho

Irmãos e irmãs, eu vos + anuncio e proclamo o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, escrito pelo evangelista Marcos.

Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: "Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho. Grita uma voz: 'No deserto abri caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele'". Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. A Judéia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. João se vestia de pêlos de camelo, usava um cinto de couro à cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele proclamava: "Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo".

Apenas um breve comentário

A palavra "evangelho", que tem origem no grego e significa "boa notícia", era usada para exprimir o anúncio das novidades dos imperadores romanos, tais como uma visita a ser feita ou para o nascimento de um herdeiro.

Nas cartas paulinas a palavra “evangelho” é usada 74 vezes com o sentido de anúncio da morte e ressurreição gloriosa de Cristo, sem nenhuma referência ao convívio histórico de Jesus com as pessoas.

No evangelho de Marcos, escrito após o término do ministério de Paulo, a palavra “evangelho” passa a ter um novo sentido, ou seja, o evangelho é o anúncio da vida de Jesus, desde o batismo de João até a sua morte e ressurreição.

Os evangelhos de Mateus e Lucas, posteriores ao de Marcos, iniciarão seus textos com as narrativas de infância de Jesus, a partir do anúncio de seu nascimento, pelo anjo.
João Batista tem grande influência no início do ministério de Jesus. Ele era filho de sacerdote, porém rompe com a tradição sacerdotal e com o Templo de Jerusalém. Indo para a periferia às margens do Jordão ele se afasta do Templo, e pregando a conversão de vida à prática da justiça, com o que o pecado é extinto, ele rompe com os rituais de sacrifícios e ofertas pelo pecado a serem feitas com os sacerdotes.

Entretanto, com sua pregação, João prepara os caminhos de Jesus, o que é visto como cumprimento da profecia de Isaías, conforme ouvimos na primeira leitura. Isaías profetizava o retorno dos exilados da Babilônia para Jerusalém. Agora é Jesus que vem resgatar os excluídos e oprimidos fazendo-se o caminho para o Pai.

O ritual externo do batismo de João, com o mergulho e o renascimento pelas águas, é símbolo do compromisso fundamental de conversão à prática da justiça. E a prática da justiça acarreta a libertação dos pecados, com a instauração de um mundo digno e justo, os novos céus e a nova terra, conforme se menciona na segunda leitura, nos quais habitará a justiça verdadeira, aquela que atenda a todos os direitos humanos.

O batismo de João é assumido por Jesus que lhe dá o caráter de participação na vida divina através do dom do Espírito Santo. Assim, de acordo com o Sagrado Magistério da Igreja, o tempo do Advento é o tempo da vigilância, do estar atento, com a fé que nos permite reconhecer o Filho de Deus encarnado que permanecerá conosco.

Oração
Senhor Jesus, a exemplo de João Batista, faze-me teu mensageiro, que prepare tua chegada no coração de quem precisa de ti.






Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário