terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dicas de alimentação para o verão




O verão está chegando e o cuidado com o corpo é maior. Neste momento, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, para se estar em melhor forma física quando chegar a hora de desfilar na praia ou na piscina.

Sempre quando se trata de reduzir calorias e melhorar a qualidade da alimentação, também é necessário levar em conta que o prazer no momento da refeição deve permanecer, por isso é necessário ter um momento reservado no dia a dia dedicado aos alimentos.

Flávia Bulgarelli Vicentini, nutricionista e supervisora dos ambulatórios de Obesidade e Distúrbios de Apetite e do Projeto de Educação Nutricional da Unifesp, diz que é também muito importante se hidratar bem. “O ideal é beber água o dia todo, de 150 a 200 ml por copo, chegando a um total de 2 litros por dia. A água ajuda a inibir o apetite, pois muitas vezes o organismo dá sinal de fome, quando na realidade está desidratado.” Quando se mantém o organismo hidratado, fica um pouco mais fácil afastar a fome.

A atividade física é imprescindível e deve ser realizada com a orientação de um educador físico, diz a especialista. “Hoje, a recomendação é de que pessoas com peso adequado devem praticar 30 minutos de atividade física por dia, todos os dias, para aumentar ou manter seu gasto energético e sua massa muscular.”

Existem pessoas que além da atividade física necessitam de apoio emocional, portanto, para se ter um bom resultado na perda de peso, ao menos quatro profissionais deveriam estar envolvidos: nutricionista, médico, educador físico e psicólogo. Para entrar em forma, é necessário adequar os nutrientes e ficar atenta a quantidade que será ingerida ao longo do dia.

Uma pessoa que deseja perder peso e quer se manter magra deve consumir, por dia, em média, 1.200 calorias. “A quantidade de calorias exatas vai depender de qual é o gasto energético dessa pessoa”, aponta Flávia. “Alguém que pratica atividade física todos os dias tem um gasto energético diferente de quem é sedentária.”

Outro ponto apontado pela nutricionista é o consumo de frutas. “É muito importante, porque o sabor doce e as vitaminas e minerais contidas nesses alimentos auxiliam no controle do apetite.” O ideal é consumir de três a cinco frutas por dia.

“Comer verduras, legumes no almoço e jantar, variando a cor e o modo de preparo desses alimentos, aumenta a ingestão das fibras que auxiliam no processo de saciedade. As vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos auxiliam no processo de perda de peso, porque ajudam a diminuir a ansiedade e auxiliam no gasto de energia”, diz a especialista.

Substituições

Alimentos ricos em carboidratos, principalmente feitos com farinha de trigo refinada, devem ser substituídos por alimentos feitos com farinha integral, pois as fibras presentes nesse tipo de alimento evitam que os carboidratos sejam rapidamente absorvidos e ocorra uma produção grande de insulina e, com isso, grande absorção de glicose, que será transformada em gordura corporal, principalmente abdominal.

Para melhorar a alimentação, o essencial é retirar açúcares refinados e qualquer alimento que os contenha, como doces, refrigerantes, entre outros. Flávia diz que esse tipo de alimento é metabolizado muito rápido pelo organismo e será, com certeza, armazenado como gordura, principalmente abdominal.

“Alguns alimentos podem ser incluídos para diminuir a ansiedade e aumentar a saciedade. Hoje, estudos em torno de biscoitos feitos de amaranto, um grão originário dos Andes e hoje também cultivado no Brasil, mostram que este alimento tem a capacidade de reduzir níveis de colesterol do sangue e reduzem o apetite”, indica a especialista.

“Outra dica para acelerar o metabolismo é consumir três xícaras de chá-verde ao dia, um bom aliado, pois é um excelente antioxidante”, finaliza Flávia Vicentini.”

* Publicado originalmente no site O que eu tenho?

http://www.oqueeutenho.com.br/12548/dicas-de-alimentacao-para-estar-pronta-para-o-verao.html#axzz1iaw39s6r



Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário