terça-feira, 16 de agosto de 2011

Café da manhã e lanche merecem atenção dos pais na volta às aulas

Com o fim das férias, muitos pais estão preocupados com o frio que anda fazendo em algumas regiões do país – uma dificuldade à parte na hora de acordar as crianças para a escola. Mas, além do frio, o café da manhã e o lanche feito na escola também merecem atenção. “Diversos estudos apontam que a má nutrição afeta o rendimento na escola como um todo”, diz Mary Pat Alfaro, gerente clínica da Divisão de Terapia Nutricional do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos.

Segundo Mary, a melhor forma de despertar seu filho é garantindo que ele tenha um café da manhã saudável. “Isto significa oferecer uma variedade de tipos de alimentos, especialmente os ricos em fibras e nutrientes, como os grãos integrais, frutas e derivados do leite.”

E isto não é algo complicado. Segundo um estudo realizado pela nutricionista Suelen Trancoso, do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuppre-UFSC), o café da manhã do brasileiro – pão com manteiga e café com leite – é muito próximo do ideal. “A dica é trocar o pão branco por pães integrais, acrescentar biscoitos, iogurte, suco de frutas natural ou frutas”, completa Mary.

O lanche realizado na escola deve seguir a mesma lógica: alimentos saudáveis e fáceis de serem consumidos pelas crianças. “As frutas como uvas, maçãs, morangos ou melão cortado são uma dica. Podem, ainda, acompanhar um iogurte ou geleia.”

Para os sanduíches, dê preferência para os pães integrais e cuidado com os recheios: evite os alimentos muito gordurosos. “Variar é sempre muito bom. Troque o pão por um biscoito, torta, muffin.” Atenção também com o que seu filho bebe. “Os sucos industrializados geralmente são cheios de açúcar. Encoraje seu filho a tomar leite desnatado, sem achocolatado, ou sucos naturais. E cuidado com as bebidas que contêm cafeína”, finaliza.

Com informações da Cincinnati Children’s Hospital Medical Center.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.

(O que eu tenho) http://oqueeutenho.uol.com.br




Postado por: Leonardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário