quarta-feira, 25 de abril de 2012

Comer uvas passas ajuda a controlar a pré-hipertensão

Se você tiver a pressão arterial um pouco mais alta do que o normal – conhecida como pré-hipertensão – experimente comer um punhado de uvas passas. Um novo estudo mostra que, entre indivíduos com aumentos ligeiros da pressão arterial, comer passas até três vezes ao dia pode reduzir significativamente a pressão arterial.


“Afirma-se frequentemente como um fato conhecido que as passas diminuem a pressão arterial. Mas não conseguimos encontrar evidências objetivas na literatura médica para apoiar essa afirmação”, explica Harold Bays, diretor médico e presidente do Centro de Pesquisa de Metabolismo e Aterosclerose de Louisville e principal autor do estudo. “Entretanto, nosso estudo sugere que se você pode escolher entre passas ou outros petiscos como bolachas e biscoitos de chocolate, você deve optar pelas passas, pelo menos com relação à pressão arterial”.

Nesta pesquisa, divulgada no encontro Anual Científico da Agremiação Americana de Cardiologia, em Chicago, nos Estados Unidos, Bays e sua equipe conduziram um ensaio clínico para comparar os efeitos entre comer passas ou outros lanches em 46 homens e mulheres com pré-hipertensão.

Os participantes foram selecionados aleatoriamente e divididos em três grupos. Durante 12 meses alguns participantes comeram passas, outros frutas e verduras, e outros lanches industrializados três vezes ao dia. O número de calorias era o mesmo e os pesquisadores controlaram diferenças individuais, como a dieta de cada participante e se eram mais ou menos ativos.

A análise dos dados revelou que, em comparação aos demais, aqueles que comeram passas apresentaram uma redução significativa da pressão arterial nas semanas 4, 8 e 12. Os pesquisadores não conseguiram, entretanto, determinar como as passas atuam no organismo, mas acreditam que isso se deva aos elevados níveis de potássio, nutriente conhecido por reduzir a pressão arterial. “Elas também são uma boa fonte de fibra dietética antioxidante que podem alterar favoravelmente a bioquímica dos vasos sanguíneos, fazendo com que sejam menos rígidos o que, por sua vez, pode reduzir a pressão sanguínea.”

Apesar dos benefícios claros que o estudo apontou, Bays lembra que estudos mais amplos são necessários para confirmar o efeito regulador da uva passa na pressão arterial.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.
Fonte: http://envolverde.com.br/saude/dicas/comer-uvas-passas-ajuda-a-controlar-a-pre-hipertensao/
Postado por: Leonardo Araújo



Nenhum comentário:

Postar um comentário